- Larissa Dias
Ânimus e Ânima
Atualizado: 25 de Out de 2019

Na psicologia analítica existem dois personagem que são importantíssimos para o processo de individuação. Eles são o Ânimus e a Ânima.
O Ânimus é a parte masculina da psique feminina. Ele é formado pelas imagens masculinas que a mulher encontra ao longo da vida: pai, professor, tio, namorados, maridos, etc. Ele contribui, e muito, para as atitudes que as mulheres assumem ao longo da vida, para que elas possam percorrer seu caminho do herói/heroína. Se uma mulher não está bem integrada com seu Ânimus ela tende a enfraquecer na vida, pois ele corresponde ao importante movimento que a energia psíquica faz ao logo da vida.
A Ânima é a parte feminina da psique masculina. Ela é formada basicamente pela imagem que o homem tem da mãe. Ela contribui para estimular a parte sensível e intuitiva da psique masculina e também para a criatividade. Se um homem não está bem integrado com sua Ânima, seus processos criativos acabam ficando confusos, pois sua sensibilidade e intuição não funcionam como deveriam.
Na psicoterapia, o reconhecimento dos aspectos de Ânimus e Ânima e a sua integração são de vital importância para o processo de individuação, pois, para ser tornar um ser completo, o ser humano precisa integrar esses aspectos de sua psique.
Nas histórias da mitologia do mundo todo existe o relacionamento entre o homem e a mulher. Isso ocorre de forma bem explícita na mitologia hindu, quando para a tríade de deuses principais, Brahma, Shiva e Vishnu, existe uma tríade feminina de igual importância, Saraswati, Parvati e Lakshmi.
A história desses deuses nos contam que o masculino só consegue ser completo quando envolto da energia feminina e vice-versa. Masculino e feminino são opostos complementares e isso quer dizer que um só será completo quando sua outra parte estiver integrada.
Não estamos falando aqui que uma mulher ou um homem só será completa/o quando tiver um marido ou uma esposa. Estamos dizendo que a mulher que integrar seu masculino interno terá uma vida mais ativa e realizadora, assim como o homem que integrar seu feminino interno saberá ouvir melhor sua intuição e acolher tudo aquilo que a vida dá.