• Larissa Dias

A Jornada Vocacional - Jovens

Atualizado: 25 de Nov de 2019

Quando estamos no final do ensino médio, uma pergunta começa a soar: o que você vai fazer daqui pra frente?


A questão vocacional talvez surja muito antes, mas a maior pressão dos pais, dos colegas, dos professores ou da sociedade como um todo acontece neste período. Afinal, é preciso escolher! Porém, nem sempre essa escolha é fácil. São tantas as possibilidades, tantos caminhos!


O mitólogo Joseph Campbell percebeu que existia uma padrão nas histórias de herói do mundo todo e por conta disso tratou de esclarecer ao mundo o que era a jornada do herói.


Normalmente, ela é divida em 12 passos, onde o herói sai do mundo comum que ele conhece e onde vive e entra em um reino diferente, onde encontrará aliados, inimigos, mentores, etc. para seguir na busca da tão desejada recompensa. Isso acontece sempre com muitos desafios, monstros, perigos inimagináveis que podem fazer com que o herói até morra. Mas quando ele consegue a recompensa, precisa fazer o caminho de volta para mostrar ao mundo tudo o que ele conseguiu.


E a jornada do jovem em direção a vida é exatamente isso: ele precisa iniciar seu desafio, sair do seu mundo comum. Ele precisa escolher, precisa buscar, lutar, para mostrar que é merecedor e assim se tornar adulto.


Recentemente acabei o desenvolvimento da versão da Jogo da Jornada Vocacional voltada para um público jovem, que está entre os 17 e ao 25 anos. Embora o arquétipo do herói seja ativado tanto na fase da juventude quanto na fase da metanóia, as energias são diferentes. Uma energia é de começo e a outra é de recomeço.


Por este motivo, surgiu uma nova versão onde é possível acompanhar o jovem em um processo de orientação vocacional de forma que ele se conheça, conheça as profissões e o mercado de trabalho.


Para quem achar interessante um processo que usa de forma lúdica as ferramentas do autoconhecimento vocacional para encontrar uma profissão, entre em contato!


Depoimentos:


C. L. 19 anos

Obrigada pela análise, achei muito boa!! Parabéns pelo excelente trabalho :D

Me identifiquei muito com a análise apresentada! Gosto muito de me auto analisar, e obrigada pela grande ajuda com o seu material! Gostaria de um dia poder desenvolver algo com a qualidade tão boa quanto o trabalho que fez comigo :D 

Sinto que estou chegando perto de uma decisão boa.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com