• Larissa Dias

O Eneagrama dos Tipos

Atualizado: 18 de Out de 2019


Agora que todos já sabem o que é Eneagrama, vamos falar do Eneagrama dos Tipos.


Como esse símbolo é capaz de explicar tudo, alguns pesquisadores desenvolveram tipos de personalidade baseados nos traços do Eneagrama. Uma dessas pessoas foi Oscar Ichaso. Outros pesquisadores foram Dom Richard Riso e Russ Hudson.


Estas teorias trabalham com um tipo para cada ponta do eneagrama (forma geométrica de 9 pontas), que podem ser nomeados conforme abaixo:


1-Detalhista 2-Devotado 3-Virtuoso 4-Original 5-Observador 6-Defensor 7-Ousado 8-Guerreiro e 9-Apaziguador.


Além desta linha que desenvolve um tipo para cada ser humano, existe a linha de Khristian Paterhan, que foi meu mentor em Eneagrama. Ele desenvolveu o sistema Eneagrama 360º porque não acredita que cada pessoa seja apenas de um tipo. Ele acredita no desenvolvimento humano de forma completa, assim como Gurdjieff e por isso sua teoria envolve trabalhar sobre o percentual de cada um dos 9 tipos eneagramáticos que as pessoas possuem e assim ajudá-las a atingir seu máximo potencial.


Atualmente trabalho como o Eneagrama 360º, pois tive a honra de me certificar por esse método incrível.


E como é que ele funciona?


Em primeiro lugar, a pessoa responde a um teste. Esse teste foi elaborado para descobrir o percentual que cada participante tem de cada um dos 9 traços/tipos.


Deste teste surgem 15 gráficos. Os gráficos nos auxiliam a enxergar de modo organizado o funcionamento comportamental da nossa personalidade.


Como todos os tipos tem características favoráveis e desfavoráveis o próximo passo será analisar o mapa para desenvolver essas características.


Assim, a primeira fase a ser analisada envolve os 3 traços principais. Essa fase é um resgate histórico de quem você é de como chegou até aqui. Só nesta parte do trabalho a pessoa já se dá conta de muita coisa de sua vida e entende questões importantes da sua personalidade.


Depois, entramos na fase de analisar as relações intrapessoais. Como funcionamos conosco? Somos muito exigentes com nós mesmos ou nos deixamos em segundo plano? Como me valorizo ou lido com minhas questões internas? Tudo isso e muito mais é analisado nesta fase.


Posteriormente, entramos na fase das análises interpessoais. É sempre interessante observar que a forma como lidamos com nossa relação com o outro determina muita coisa na nossa vida, incluindo nosso sucesso nos relacionamentos amorosos ou profissionais.


Depois, chega a fase dos negócios, onde é analisada a personalidade executiva. Isso inclui nossos traços que envolvem a gestão, a negociação e a administração, bem como nossa capacidade de visão estratégica e empreendedorismo. Neste ponto vemos nossos pontos fortes e fracos no ambiente de trabalho.


Por último, ocorre uma análise de fase da vida. Nesta parte, o sistema Eneagrama 360º utiliza uma metodologia da antroposofia, onde o setênio que estamos influencia diretamente nossas ações.


Ao final do processo, aumentamos muito nosso nível de autoconhecimento. Saímos com a sensação de que a partir daquele momento começamos a agir de forma consciente na nossa vida, ou seja, retomamos as rédeas e sabemos agora como trabalhar para nosso sucesso pessoal e profissional.


Se quiser conhecer mais, entre em contato!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com