• Larissa Dias

O que é o Eneagrama

Atualizado: 8 de Nov de 2019

Muito se ouve falar do Eneagrama, não é? Mas o que exatamente é essa ferramenta?


O Eneagrama é uma figura geométrica de nove pontas, que ninguém sabe ao certo como surgiu e que foi trazida para o Ocidente pelo querido mestre armênio George Ivanovich Gurdjieff.

George Ivanovich Gurdjieff

Por meio deste símbolo, é possível explicar toda a ação do universo. Isso quer dizer que por meio de suas linhas e formas geométricas (triângulo, círculo, etc) somos capazes de chegar a uma lógica de funcionamento universal.


O Eneagrama funciona como uma lei. Gurdjieff chamava as leis que regiam o Eneagrama de Lei da Três (Ação, Reação e Manutenção) e Lei da Oitava ou Lei das Sete. Essas leis demonstravam que cada ser humano estava preso em um ciclo onde ele repetia mecanicamente ações e reações.


Assim, padrões de comportamento que eram prejudiciais acabavam sendo reproduzidos eternamente por nós, seres humanos, de forma inconsciente.


Para que este ciclo fosse quebrado, seria preciso que o ser humano tomasse consciência da sua vida, ou como diria Gurdjieff, que ele fosse capaz de lembra-se de si mesmo.


Claro que essa tarefa nunca foi fácil, mas o objetivo de se trabalhar com o Eneagrama era dar o salto necessário para que houvesse uma real evolução humana nos caminhos de nossas vidas.


Assim, se iniciou um trabalho pelo desenvolvimento harmonioso do homem, o qual Gurdjieff deu início e que outros continuaram e ainda continuam executando.

Símbolo do Eneagrama

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo