• Larissa Dias

Orientador Vocacional e Orientador de Carreira - qual é a diferença?

Atualizado: 26 de Nov de 2020

Para quem ainda não sabe, eu atuo como orientadora vocacional e orientadora de carreira. Mas afinal, o que faço em cada uma dessas funções?


Quando uma pessoa está em dúvida quanto "ao que fazer da vida", qual profissão deseja seguir, ou quando quer mudar de área mas não sabe para qual profissão deve direcionar sua atenção e seus recursos, ela deve procurar um orientador vocacional. Isso porque ela não sabe a sua vocação, pois ainda não compreendeu o que amaria seguir como profissão.

Para isso, é preciso analisar os aspectos conscientes e inconscientes dela, além de trazer para a pessoa informação profissional, para que elas conheça as profissões. Isso vai ajudá-la a tomar uma decisão sobre qual caminho seguir.


Já quando a pessoa sabe a vocação, mas está perdida com relação a qual caminho seguir ou não está conseguindo o primeiro emprego ou mesmo se recolocar no mercado de trabalho, ela vai procurar um orientador de carreira.

Esse profissional vai ajudá-lo a perceber suas habilidades e competências na área que ela atua e quais pontos precisa desenvolver. Além disso, vai ajudá-lo no direcionamento dos cargos que quer buscar, a elaborar um bom currículo, além de dar dicas para as entrevistas, etc.


Se estiverem precisando de ajuda em uma destas áreas, dê uma lidinha nos serviços oferecidos aqui e contem comigo!





1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com