• Larissa Dias

Os tipos em tempo de isolamento social

Atualizado: 15 de Mai de 2020

Em tempos onde cada pessoa reage de forma diferente ao isolamento, achei interessante colocar aqui minha visão de como cada tipo principal do Eneagrama lida com essa nova forma de viver, com a qual todos estamos nos adaptando:

Pessoas com alto traço 1 tendem a prestar atenção aos detalhes. São aquelas que diariamente, senão de hora em hora, vão olhar uma fonte segura para verificar quantos mortos foram contabilizados, quais são as determinações e as regras para nunca, jamais, descumprir nenhuma. São capazes de desfazer amizades, sem pensar duas vezes, caso vejam atitudes irresponsáveis em tempos de um perigo mortal. Pensarão na segurança acima de qualquer coisa e só sairão de suas casas, seu porto seguro, em caso de extrema necessidade, além de fiscalizar se seus amigos e familiares estão fazendo o mesmo.


Já pessoas com alto traço 2 tendem a sofrer demasiadamente com o isolamento, pois uma das coisas que move suas vidas é o afeto dos outros por elas. Sem contato com as pessoas, fica mais difícil de encantá-las, e para isso usarão as redes sociais e tentarão ajudar a quem precisar com doações, campanhas, vídeos que elevem a autoestima (porque eles mesmos vão precisar elevar as suas) e, com certeza, carinhos virtuais. Vão curtir todas as fotos das redes sociais e podem até mesmo enlouquecer seus familiares, pois exigirão muita atenção deles e para isso darão muita atenção também.


Pessoas com alto traço 3 podem ficar muito, muito ansiosas. Elas precisam demonstrar desempenho, e se esforçarão ao máximo para conseguir resolver, com maestria, tudo aquilo que já resolviam antes e mais um pouco. Vão querer mostrar que fazem muitas coisas (sempre bem feitas, o que fazem mesmo!), e acharão absurdo ver pessoas que ficam paradas esperando essa época passar. Apesar disso, essas pessoas, como todas as outras, terão seus momentos de contato com o mundo interior, e isso os apavora, então pode ser preciso buscar auxílio para não passar por isso sozinho.


Quem tem um alto traço 4 já está de alguma forma acostumado ao isolamento. São pessoas que postarão vídeos profundos, sempre com reflexões, canções, danças, poesias, análises, tudo muito profundo, pois eles são assim. Apesar de saberem lidar com o sofrimento, muitas notícias ruins podem deixá-los mais desanimados, porque sentirão o sofrimento do mundo, o que pode ser pesado demais para eles. Nesses momentos, recorrerão às artes para aliviarem de dentro de si aquilo que lhes faz mal.


Já pessoas com alto traço 5 buscarão algo para focar, e dedicarão todo o seu tempo para isso. Se havia algum projeto que não tinham muito tempo para dar andamento, vão aproveitar e dar toda a sua atenção a ele. Como são muito mentais, farão uma análise da situação, mas não se preocuparão em demasia, pois o seu foco estará naquele ponto ou projeto principal que escolheram. Podem facilmente desenvolver teorias neste período, pois conseguem grande capacidade de concentração.


Pessoas que possuem o traço 6 alto precisarão se comunicar. Entrarão em grupos nas redes sociais para ver se outros pensam como elas, e para se sentirem seguros, e tentarão ajudar os outros por meio dos grupos que participam. Aliás, esse período será de grande sofrimento para as pessoas desse tipo, pois se tiverem muitas incertezas, seu chão poderá ceder. Eles precisarão de segurança para que a vida volte ao normal e poderão, muitas vezes, desesperar os que estão a sua volta.


As pessoas com alto traço 7 farão piada com muitas coisas. Ela usará aquilo que a faz sofrer para tentar fazer o outro rir. As paródias e as piadas mais engraçadas virão delas. Usarão sua mente afiada para criar condições nas quais se sintam mais confortáveis, e seus familiares provavelmente sairão beneficiados, pois o alto astral do traço 7 costuma ser contagiante. Mas não poder sair será um problema para pessoas com esse traço, pois elas sentirão muito a falta dos passeios.


Pessoas com alto traço 8 tentarão, a todo custo, defender e arrumar soluções para a crise da pandemia. Não temem nada, mas coitado de quem ficar em casa com elas! Elas se revoltarão, pensarão, analisarão, reclamarão, xingarão, acharão soluções e desenvolverão estratégias para reduzir a crise. Mas tudo com muita intensidade, pois esse é um dos tipos mais intensos. Sua coragem de desbravar novos rumos poderá fazer dessa pessoa um herói. Com certeza seria voluntário na Cruz Vermelha ou na linha de frente para acabar com esse problema de vez!


As pessoas com alto traço 9 são muito pacíficas e realmente poderiam pensar que o mundo está tentando equilibrar as coisas! Entenderiam que seria necessário que todos entrassem em comum acordo para que a crise passasse o quanto antes. Elas não teriam problemas em ficar sozinhas, até gostariam do isolamento, contanto que não precisem delas. Se ouvirem o chamado de ajuda do mundo, vão atender, pois para essas pessoas a harmonia está acima de tudo.


Força para todos nós! Em breve o isolamento social vai acabar!


:)

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com