• Larissa Dias

Tipo 9 - O Apaziguador

E então, chegamos ao último traço do Eneagrama! O traço 9, que é chamado de apaziguador ou pacificador.

Pessoas com alto traço 9 gostam de tranquilidade e correm da confusão. Sempre que existe um conflito eles tendem a observar as duas partes e tentar chegar a um acordo. Não gostam nem um pouco de brigar e evitam ao máximo as discussões por achar que jamais elas são necessárias, uma vez que é possível resolver tudo com uma boa conversa.


Além disso, uma outra característica do traço 9 é que costumam não ligar muito para elas porque elas se importam muito, mas muito mesmo com a humanidade como um todo. São pessoas capazes de agir em prol do bem maior sem pensar duas vezes e para isso movem mundos e fundos. São capazes de doar muito do que tem para ajudar o outro, as vezes até exageram nisso.


Por isso mesmo, pessoas assim muitas vezes são chamadas de preguiçosas, não porque não fazem nada pelo outro, mas porque não gostam de fazer nada para si mesmas, por acreditar ser isso algo como um tipo de egoísmo. Assim, postergam muita coisa, as vezes coisas importantes para elas, até mesmo por anos a fio.


São pessoas muito espiritualistas, elas se sentem parte do mundo e por isso precisam fazer algo por ele e pelos outros e sempre procuram ver qual é seu papel em tudo isso. São generosas, práticas, capazes de entender o coração das pessoas e seus desejos no coletivo.


Se as pessoas que possuem esse traço alto conseguirem sair da anestesia que pode existir em suas vidas pelo medo do confronto, conseguirão ser os pacifistas do seu próprio eu, da sua família, dos seus amigos e da humanidade como um todo.


E assim chega ao fim a série de artigos que apresentam um pouco de cada traço do Eneagrama!


Espero que tenham aproveitado! :)

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com