• Larissa Dias

Traço 1 - O Perfeccionista

Atualizado: 19 de Fev de 2020


Agora vamos falar sobre o primeiro traço do Eneagrama: o Perfeccionista!


Pessoas que possuem esse traço tem uma questão básica: território! Mas aqui o que importa mesmo é delimitar um territória de atuação na vida, com o máximo de detalhes e também deixar bem claro para ninguém tente invadi-lo.


Pessoas com esse traço tem grande tendência a respeitar as normas e as regras, se apegam a elas com muita facilidade e gostam de cumpri-las como ninguém. Isso porque as regras lhe dão segurança de saber antecipadamente como as coisas serão.


O equilíbrio também é um ponto deste traço. Dificilmente ele elevará a voz, "descerá do salto" ou coisa parecida. Em uma discussão, ele provavelmente vai atrás dos seus direitos (e ah, como ele os conhece) e entrará com um processo contra a pessoa. Afinal, as regras existem para manter a ordem, não é?


Outro traço deste tipo é a organização. Coisas fora do lugar, sujas, malfeitas deixam o traço 1 irritado. Afinal, só há uma forma de fazer as coisas: a forma correta! Por isso sempre se tem a impressão de que ele atua para melhorar o mundo, buscando a melhoria e perfeição contínuas.


Pode ser que na infância pessoas com elevado traço 1 tenham tido um certo afastamento com as figuras de ordem (pai e mãe, por exemplo) e tenham assumido isso para eles desde muito cedo.


Também podem ser mestres natos e ótimos educadores. Quando não estão na faixa saudável, podem ser chatos e irritantes, capazes de tirar qualquer um do sério com uma série de neuroses e regras. Nestes casos, eles teriam regras para tudo, até para coisas simples como andar pra frente.


Esse foi só um pouquinho do traço 1. Será que alguém conseguiu se identificar com algo?


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com