• Larissa Dias

Traço 2 - O Ajudante

Atualizado: 13 de Fev de 2020


Para falarmos de uma pessoa com o traço 2 do Eneagrama bem ativo é preciso falar primeiro da sua principal qualidade: ajudar!


Pessoas de traço 2 predominante se sentem muito bem ajudando o outro e sabem fazer isso como ninguém. Ajudam de todas as formas possíveis e as vezes ajudam tanto que podem até atrapalhar tirando a autonomia das pessoas ajudadas.


São pessoas devotadas, que direcionam muito tempo de suas vidas para o outro. Muitas vezes passam a maior parte do seu dia imaginando como podem melhorar a vida do outro.


Em um casamento, mulheres deste tipo tornam-se verdadeiras mães de seus companheiros, assim como homens tornam-se protetores de suas esposas. Ser solícito o tempo todo nem sempre é tão bom assim, pois isso acaba fazendo com que as pessoas ao redor se acomodem e não corram atrás do seu desenvolvimento.


Quando saudáveis, são pessoas capazes de ter um amor incondicional, sem esperar nada em troca. Amam por amar e são exemplos de como o amor age na vida das pessoas. As vezes amam quem nem conhecem e dedicam sua vida ao próximo, com um amor quase divino.


Porém muitas vezes cometem o erro de não amar a si mesmos em 1° lugar e deixam de cuidar da sua saúde, da sua aparência e da sua capacidade evolutiva.


Em uma equipe é sempre aquela pessoa que responde com um sim bem frondoso ao: "Quem quer começar?". Claro, isso se ela não souber que alguém queira, porque nessas situações, a prioridade é sempre o outro e ela cederá sua vez.


São muito conquistadoras, sensuais pois gostam de atrair a atenção. Isso porque precisam de aprovação constante e por isso se esforçam muito e até se sacrificam.


São capazes de entender o outro como ninguém e normalmente são pessoas bem agradáveis. Mas, se usarem isso em demasia, tornam-se pegajosas e incapazes de ter opinião própria.


Sabem entender o outro como ninguém e lidam muito bem com a alma humana que sofre, pois são muito acolhedoras.


Como todos os traços do Eneagrama, possuem pontos bons e ruins. Esses são apenas alguns traços do tipo 2. E aí, se identificou com algum ponto do Ajudante?



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com