• Larissa Dias

Traço 3 - O Realizador


Hoje vamos trazer à tona o traço 3 do Eneagrama, ou seja, o Realizador. Esse traço tem como sua grande característica mostrar um desempenho, que sempre vai do "ótimo" ao "melhor de todos".


Pessoas com esse traço não gostam de fazer as coisas de qualquer jeito, porque pra elas só tem um jeito de fazer, que é o jeito certo. Isso porque elas não gostam de ser vistas como medianas, elas sempre precisam estar acima da média para atender aos seus próprios padrões internos.


Quem tem esse traço precisa dos louros, muitas vezes pode não recebê-los diretamente, mas alguém tem que ver seu valor. Isso porque realmente são pessoas muito valorosas, tanto em atitudes como em pensamentos e dificilmente farão algo que traga uma imagem negativa para si. Elas sabem se promover e não tem problemas de mostrar que elas também se valorizam.


Ao ver uma pessoa com esse traço podemos perceber como o mundo externo a atrai. É um tipo performático, que sabe se adaptar com cada situação. Ele trabalha para suas realizações, então não vai ligar se precisar corrigir as suas estratégias em algum momento, o que importa é vencer!


Pessoas com esse traço são muito apegadas à imagem, pois é o que o mundo externo verá e por isso precisam estar sempre impecáveis, precisam impressionar.


Mas como nem tudo é perfeito nessa vida (como o traço 3 faz parecer), esse traço tem grandes, imensas dificuldade de lidar com as emoções. Ele é o traço da ação, ele é o traço do fazer. O sentir então, se torna muito difícil, até acessar as emoções é complicado.


Pessoas que atuam muito externamente tendem a não saber trabalhar adequadamente com suas emoções e por isso podem parecer frios e calculistas muitas vezes. Mas o que ocorre realmente é que entrar em contato com as próprias emoções é complicado para qualquer um, para o traço 3 então, nem se fala.


Por exemplo: se houver um desabamento de terra, eles vão ajudar organizando a maior busca para salvar o maior número de vidas possíveis, mas se morrer alguém, eles não saberão confortar os parentes que perderam um ente querido. São o lado prático da vida, mas a parte do sentimento é algo que precisam trabalhar.


Mas a partir do momento que decidirem trabalhar isso dentro deles, ele caminharão com sucesso para sua própria evolução!


E esse foi mais um texto sobre um pouquinho dos traços do Eneagrama!




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com