• Larissa Dias

Traço 4 - O Original

Atualizado: 19 de Fev de 2020


Agora vamos falar de um traço muito interessante do Eneagrama: o traço do Original.


Como o próprio nome diz, quem tem esse traço elevado se destaca por ser único. Normalmente é alguém que sente muito profundamente. É como se sentisse a dor do mundo em sua alma, o que o faz conseguir ter muita empatia por quem sofre.


O Original costuma se interessar por tudo que está oculto. Assim, assuntos como oráculos, psicologia, ocultismo, religiões, metafísica, etc. o atraem.


Outra coisa que atrai o Original é o mundo das artes, pois ele reconhece nas músicas, pinturas, danças, cinema, teatro, esculturas, um mundo onde pessoas que, assim como ele, tinham acesso a essas informações mais profundas da humanidade.


Quando esse traço é saudável, consegue dar o seu melhor para o mundo, pois usa de sua arte interna para encantar os que estão a sua volta. Porém, quando o traço não está saudável, tende a se fechar em seu mundo e a crer que ninguém é capaz de compreendê-lo e muitas vezes esse comportamento leva a crises depressivas que podem ser perigosas.


São pessoas que possuem uma rara sensibilidade, muito românticas as vezes, tanto que talvez queiram ficar apenas consigo mesmos e com mais ninguém, para que isso não estrague as fantasias perfeitas que elabora em sua mente.


Muitos artistas tem esse traço elevado e por isso mesmo conseguem mostrar ao mundo toda a magia que existe nele.


Outras vezes, as pessoas desse tipo podem ter uma tendência a achar que a vida do outro é sempre melhor e estimulam uma inveja dentro de si. Essa inveja pode prejudicá-las, paralisá-las ao invés de movê-las a conquistar seus objetivos na vida.


São muito intensos em tudo e se sentem melhores em ambientes onde sua criatividade esteja aproveitada.


Esse foi um pouquinho do traço 4. E então? Parece com você?


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo