• Larissa Dias

Traço 6 - O Defensor

Agora vamos falar sobre o traço 6 do Eneagrama.

O traço 6 é o Defensor. Isso porque uma das grandes coisas que ele busca na vida é a segurança. Segurança no trabalho, segurança na família, segurança nos relacionamentos, etc.

São pessoas muito desconfiadas e por isso mesmo gostam de se precaver. Isso porque possuem uma das imaginações mais férteis de todos os traços do Eneagrama e assim, do mesmo modo que conseguem imaginar cenário maravilhosos e inúmeras alternativas, também chegam até a outra ponta, com cenários terríveis e desalentadores.

São extremamente comprometidos com o que assumem fazer. São muito trabalhadores, não tem medo de dar duro por aquilo que acreditam fazer parte. Por isso mesmo defendem com unhas e dentes os projetos, principalmente os de grupo, que participam.

São pessoas muito ansiosas e por isso precisam aprender a observar a sua imaginação e ver quando ela está caminhando para os exageros. Mas ao mesmo tempo essas são as pessoas que costumam prever os problemas porque pensam em todas as possibilidades.

Quando estão em um grupo, seja família, amizades ou no campo do trabalho são muito leais, confiáveis e todos sabem que podem contar com ele. Mas sempre serão desconfiados, pois não costumam acreditar que as pessoas possam ter o mesmo nível de lealdade que eles.

Como todos os traços, tem pontos e bons e ruins, mas esse, que é o traço da imaginação, se conseguir controlar seus impulsos mentais, se tornarão pessoas mais evoluídas e que poderão garantir sua própria segurança e a segurança dos que estão a sua volta.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Alice Mendes, Ph.D. Orgulhosamente criado com Wix.com