• Larissa Dias

Traço 8 - O Guerreiro

Atualizado: 12 de Fev de 2020


Falando sobre os tipos do Eneagrama...


O traço 8 é considerado o guerreiro porque é alguém que não tem medo de uma batalha, aliás, normalmente ele até as provoca. Isso porque existe nele um senso de justiça sem igual e por isso não pode ver um caso onde alguém está sendo lesado que já parte para a luta.


É um guerreiro nato porque suas habilidades de defesa e de ataque estão sempre ativas. Isso ocorre porque provavelmente na infância seu espaço ou seus direitos foram invadidos e foi necessário se tornar adulto antes do tempo e desenvolver essa capacidade de ter uma verdadeira "carapaça" para se proteger.


Isso já nos remete a outra característica das pessoas deste tipo: a dureza. Normalmente são considerados duros em suas palavras, agressivos, principalmente com quem se importam, porque para eles ser duro não é ser ignorante ou grosso, mas é ser firme. E é justamente essa firmeza que traz outra característica deste traço: a confiança.


Pessoas de traço 8 são confiáveis. Dificilmente elas vão mudar alguma opinião que tem ou alguma posição que assumiram. Se elas estão com você, então pode-se contar com elas até o fim, pode-se confiar literalmente.


Outro traço importante do 8 é que são duros na queda. São pessoas resistentes, difíceis de serem derrubadas. Podem passar horas sem comer, trabalhando duro em algo que acreditam. O problema é que não percebem que não são todos que tem essa mesma resistência e exigem o mesmo dos outros.


Mas pessoas do tipo 8 podem também não ligar para convenções sociais, o que faz com que se afastem cada vez mais de grupos, pois costumam ser muito independentes. Por isso mesmo tem seu ponto fraco em suas relações afetivas.


De modo geral, aqui foram colocadas algumas características deste tipo, mas existem muitas outras! E aí, alguém se identificou?


#Eneagrama

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo