• Larissa Dias

Velho (a) Sábio (a)

Atualizado: 25 de Out de 2019


Jesus entre os Doutores - Hieronymus Bosch

A imagem do velho e da velha sábia perpassa eras e eras, e está presente nos mitos do mundo todo e nos contos de fadas.


Esse personagem é o conselheiro interno, aquele que tem a experiência e que, por isso, é capaz de prever o que pode ocorrer e se precaver para que tudo flua da forma mais correta.


Ele também é muitas vezes o juiz das nossas ações, aquele que dá a bronca e que fala: você está velho demais para isso!


De modo geral, é o mentor interno, aquele que é capaz de surgir quando menos se espera, em momentos nos quais se pode estar perdido ele vem para mostrar uma saída, um caminho.


Todos nós, jovens ou velhos, temos esse sábio personagem dentro da nossa psique.


E como aparecem esses personagens na mitologia? Normalmente são os mentores que ajudam os heróis a chegar onde mais precisam em suas jornadas. Um ótimo exemplo é o mago Merlin, da Mitologia Celta. Ele é o responsável por ajudar ao rei Arthur a cumprir seu destino e trazer paz e ordem a uma terra que havia perdido a magia.


Mas Merlin não ajuda só a Arthur, mas a todos os Cavaleiros da Távola Redonda, como Lancelote, Galahad, Percival, Gawain, etc. Cada cavaleiro sai em busca do seu destino, além de compartilhar com Arthur muitas aventuras. O símbolo da experiência de Merlin é o que faz com que os cavaleiros busquem sua própria experiência e acreditem na importância de cada um deles para a transformação do mundo.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Self